Banco Central aprova aquisição da Acqio pelo Grupo Entre

Controle da operação dará maior autonomia ao grupo para que possa acelerar investimentos na empresa e desenvolver soluções integradas ao seu ecossistema

Os sites Startupi, FintechLab e Finsiders Brasil noticiaram, entre os dias 15 e 21/08, que o Banco Central (BC) aprovou a aquisição da Acqio, de franquias de meios de pagamento, pelo Grupo Entre, ecossistema especializado em meios de pagamento, serviços digitais e soluções financeiras. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira, 15.

“Com o controle da Acqio, teremos mais autonomia para acelerar investimentos e desenvolver soluções integradas ao nosso ecossistema, ampliando o acesso da população a serviços financeiros”, afirmou Antonio Freixo, CEO do Grupo Entre, sobre o mais novo capítulo da ligação entre as duas empresas, iniciada com uma parceria, em 2023.

Fundada há pouco mais de dez anos no Porto Digital, em Recife, a Acqio cresceu rapidamente ao focar na venda de maquininhas para pequenos varejistas em cidades menores. Com a pandemia e o aumento da concorrência, a empresa passou por uma reestruturação, alinhando-se ao ecossistema do Grupo Entre por meio de investimentos em tecnologia, renovação de equipes e ajustes no modelo de negócios.

Na ABF Franchising Expo de junho, a empresa apresentou seu novo modelo de franquias com lojas físicas, funcionalidades como PIX por aproximação e Paga Fácil, e dois novos formatos comerciais voltados a parceiros com alto volume de transações. A empresa agora atende desde microempreendedores até grandes varejistas, com carteiras que variam de R$ 15 milhões a R$ 100 milhões mensais.

Segundo Gustavo Danzi, CEO da Acqio, a meta para 2025 é aumentar em 30% os contratos de franquia ativos. “Temos um cronograma de lançamentos de novas funcionalidades estruturado e estamos muito otimistas com o novo momento da empresa”, afirma Danzi.

Atualmente, a Acqio está presente em mais de 10 mil pontos de venda, com forte atuação nas regiões Norte e Nordeste, de acordo com Antonio Carlos Freixo Junior, CEO do Grupo Entre.